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Modalidade: Trilha de conhecimento
Carga Horária: 120 horas.
Áreas de Conhecimento: Educação
Objetivo: Qualificar os profissionais da educação que atuam no ensino da matemática na educação básica, facilitando-lhes assim, a aquisição e domínio das novas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem.
DISCIPLINAS
Fundamentos da Matemática Elementar – 40 horas
Ementa: Lógica: Lógica Proposicional e Lógica de Predicados. Elementos da Teoria dos Conjuntos. Conjuntos numéricos: naturais, inteiros, racionais, irracionais e reais. Funções: exponencial, afim, quadrática e logaritmo.
Educação Matemática: Conceitos e Tendências – 40 horas
Ementa: Considerações e conceitos iniciais sobre a Educação Matemática. O profissional. Objetivos de estudo e pesquisa. Campos profissionais e científicos. Investigação. Tendências temáticas e metodológicas. Processos de ensino/aprendizagem. Mudanças curriculares. Emprego de novas tecnologias no ensino. Práticas docentes. Desenvolvimento profissional. Práticas de avaliação. Contexto sócio-cultural e político de ensino e aprendizagem. Linhas internacionais de pesquisa. Tendências atuais da Educação Matemática e da Informática. Contextualização tecnológica. Novas tecnologias. Ambientes computacionais no processo ensino/aprendizagem. Construção de conceitos geométricos. A Educação Estatística. Debates sobre a Educação no Brasil. A matemática tradicional e a matemática moderna. Rumos atuais do ensino da Matemática. Representação social.
Tecnologia de Informação e Comunicação e a Educação Matemática – 40 horas
Ementa: Utilização dos recursos da Informática Educativa em suas atividades pedagógicas; Identificação dos softwares educacionais e suas aplicabilidades ao ensino; Importância dos recursos tecnológicos no ensino de matemática; – Softwares tutelados e suas aplicações ao ensino; Planilhas eletrônicas; Utilização do SuperLogo no Ensino de Matemática; Reflexões e projetos.