Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Curso Livre de Educação Especializada
Carga horária: 40 horas.
Áreas de Conhecimento: Educação, Acadêmicos, Aperfeiçoamento Profissional, Conhecimentos Gerais.
Objetivo: Apresentar os principais conceitos e tendências relacionados à Educação Matemática, levando o aluno a reflexões sobre o tema, proporcionar ao aluno subsídios para reconhecer de forma crítica os conteúdos, tendências e teorias no ensino da Matemática, ser o “elo” entre a realidade do trabalho educacional e as pesquisas acadêmicas, reconhecer através das leituras a Educação Matemática como área de conhecimento e pesquisa, discutir e analisar processos de ensinar e aprender matemática, trabalhar perspectivas metodológicas para o ensino da Matemática, possibilitar ao aluno a compreensão de conceitos, procedimentos e estratégias matemáticas e aplicá-las a situações diversas no contexto das ciências e das tecnologias e das atividades cotidianas.
O curso abordará os seguintes temas:
Considerações e conceitos iniciais sobre a Educação Matemática. O profissional. Objetivos de estudo e pesquisa. Campos profissionais e científicos. Investigação. Tendências temáticas e metodológicas. Processos de ensino/aprendizagem. Mudanças curriculares. Emprego de novas tecnologias no ensino. Práticas docentes. Desenvolvimento profissional. Práticas de avaliação. Contexto sociocultural e político de ensino e aprendizagem. Linhas internacionais de pesquisa. Tendências atuais da Educação Matemática e da Informática. Contextualização tecnológica. Novas tecnologias. Ambientes computacionais no processo ensino/aprendizagem. Construção de conceitos geométricos. A Educação Estatística. Debates sobre a Educação no Brasil. A matemática tradicional e a matemática moderna. Rumos atuais do ensino da Matemática. Representação social.