Parcele em até 10x no cartão!
Modalidade: Trilha de conhecimento
Carga horária: 80 horas.
Área de Conhecimento: Educação
Objetivo: Refletir sobre os fundamentos teóricos e práticos da proposta metodológica de resolução de problemas para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Integralizar as atividades complementares.
DISCIPLINAS
Didática da Matemática – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Competências no Ensino de Matemática. Análise crítica dos PCNs. Correntes em Educação Matemática. Teoria Piagetiana. Conceito de Número. Construção do Número. Calculo Mental. Origem dos Símbolos Matemáticos. Operações Básicas. Resolução de Problemas. Modelagem Matemática. Etnomatemática. Jogos Matemáticos. Quadrados Mágicos. Torre de Hanói. Geometria e Jogos.
Modelagem Matemática e Resolução de Problemas – Carga Horária: 40 horas
Ementa: Considerações e conceitos iniciais sobre a Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica. Principais Perspectivas e Discussões. Estratégias no ensino-aprendizagem. Exemplos de aplicação da Modelagem Matemática ao Ensino. Resolução de Problemas. Concepções da Modelagem Matemática associadas à Educação Matemática. Abordagem sócio-crítica da Modelagem Matemática. Projetos de Modelagem Matemática. Modelagem matemática, Etnomatemática e Educação Matemática Crítica. O papel da matemática na sociedade. Formas de organização e condução da Modelagem Matemática. A Modelagem Matemática e Ambientes de Aprendizagem. A relação do professor com a Modelagem Matemática. A Modelagem e os Modelos Matemáticos na Educação Científica.